28 de abr. de 2012

Apoio a Pep

Ontem, dia 27/04, Guardiola anunciou sua saída do Barça e, com toda certeza, partiu o coração de quase todos os culés (como são conhecidos os torcedores do clube).
Josep saiu pela porta da frente, deixando para trás um era de conquistas na qual 13 canecos foram levantados em cerca de 4 anos. Incrível, não ? O comandante também se tornou o maior treinador estreante de todos os tempos, conquistando a Copa do Rei, o Campeonato Espanhol, a Supercopa da Espanha, a Liga dos Campeões da UEFA (pausa para respirar), a Supercopa Europeia e o Mundial de Clubes da FIFA na mesma temporada.
Esse é o homem que transformou o futebol da equipe espanhola e encheu os olhos do mundo inteiro. Não me lembro de ter visto nenhum jogo em que a posse de bola do time tenha sido menos de 60%. Como exemplo, vamos falar no jogo de maior audiência brasileira: contra o Santos. Na final do Mundial de 2011 o que se viu foi um verdadeiro massacre: 768 passes, 73% de posse de bola e 17 finalizações. Xavi e Iniesta deram 110 passes cada um em 90 minutos e tiveram um aproveitamento quase impecável. Xavi acertou 108 e Iniesta acertou 107. Busquets deu 66 passes e não errou nenhum. Os zagueiros Puyol e Pique também não erraram nenhum passe naquele jogo e dificilmente erram em outros. É nessas horas que qualquer torcedor pensa: "Imagina se meu time jogasse assim. Imagina se o meu goleiro não saísse dando chutão toda hora, se os meus zagueiros não fizessem tanta merda". Quem me dera.
É difícil parar de falar de Barcelona, pois são inúmeros os pontos fascinantes de Messi e Cia, mas ok, se eu for ficar falando das façanhas desse cara e da máquina de jogar futebol que ele montou vou levar umas 3 páginas...vamos ao que interessa mais (ou não).
Os jogadores do Barça expressaram seus sentimentos com a saída do técnico através do twitter e do facebook.






 Isso ainda nos mostra o que muitos acham difícil, unir um grupo cheio de estrelas e transformá-lo numa verdadeira família. Parabéns Guardiola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário